domingo, 21 de fevereiro de 2016

30 Dias Druídicos - 6° Espaços Sagrados


          Diferente de gregos e romanos, que tinham templos de adoração aos seus deuses, fazendo da construção humana um espaço sagrado, os povos celtas tinham seus espaços sagrados na natureza, pois era nela que estavam seus deuses, antepassados e espíritos encantados.
             Era nos bosques a realização de diversos ritos, porque ali estava o nemeton, o espaço sagrado, podiam estar em contato com axis-mundi, e o homem podia alcançá-lo na conexão com as árvores.
             O espaço sagrado estava nas águas, que poderiam curar, trazer fertilidade ao solo ou passagem para o mundo dos mortos e encantados.
             Estava nas grandes montanhas, pedras que recebiam a luz solar e carregavam em si grandes sabedorias e energias.
              A natureza, como um todo, era um espaço sagrado, pois qualquer parte dela poderia ser morada de algum espírito, e procurava-se viver em harmonia com ele.
               Hoje nem sempre temos a possibilidade de estarmos em meio às árvores, rios, montanhas e outros, por isso tentamos recriar esse espaço sagrado, o nemeton, na forma de altares ou em meditações que permitam conhecer dentro de nós esse espaço, posto que dentro de nós está todo o mundo, somos partes indivisíveis do todo, como vimos nos nove elementos.
            E todas as vezes que podermos estar na natureza sagrada, independente do lugar, podemos nos conectar à sacralidade e sermos gratos, e até mesmo educados com os espíritos levando-lhes oferendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário