quinta-feira, 10 de março de 2016

30 Dias Druídicos - 23° Comunidade

           O sentimento de comunidade na antiguidade era algo muito forte, as pessoas se sentiam parte de um determinado grupo e trabalhavam por ele; naturalmente, essas comunidades eram constituídas por membros da família, então preservar a comunidade, era preservar sua própria família.
             Com o tempo a sociedade foi se fragmentando, criando sociedades com castas privilegiadas, e não é de se estranhar que a partir daí o sentimento comunitário venha se desmanchando, e criando um mundo individualista, da lógica de cada um por si.
             Mas, nós, como membros do Druidismo, temos o papel de pensar o mundo como uma grande comunidade, resgatar em nós o sentimento de tribo, e pensar nossos atos de maneira mais consciente, sabendo que cada um deles é importante e repercute na melhoria ou piora das coisas.
             Ser individualista e druidista me parece uma contradição muito grande, pois é não ouvir os ensinamentos dos nossos ancestrais de tradição. Ser druidista é ter consciência de bem comum, não apenas com os homens, mas com toda a vida na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário